A lenda do Barcelona, Rivaldo, não se conteve em sua avaliação das dificuldades de seu antigo clube nesta temporada. O icônico meio-campista brasileiro, que estrelou pelo Blaugrana no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, não mediu palavras ao discutir a decepcionante campanha de 2023/24 do Barça. “É doloroso ver o Barcelona se saindo tão mal este ano”, comentou Rivaldo. “Como um ex-jogador que ama muito este clube, é difícil vê-los ter um desempenho abaixo do esperado. Os resultados têm sido simplesmente inaceitáveis.” Rivaldo apontou uma série de problemas que ele acredita terem contribuído para os problemas do Barcelona, incluindo lesões de jogadores importantes, erros táticos da comissão técnica e uma aparente falta de coesão dentro do elenco. “Eles simplesmente não parecem estar jogando com a mesma paixão e propósito que vimos nos times do Barcelona do passado”, lamentou o técnico de 51 anos.
“A centelha está faltando, e isso está custando caro para eles na liga e na Europa.” Embora reconheça que reconstruir uma potência como o Barcelona nunca é fácil, Rivaldo expressou esperança de que a liderança do clube possa identificar e abordar rapidamente as causas raízes de suas dificuldades atuais. “Esta é uma instituição orgulhosa com uma história incrível”, disse ele. “Não tenho dúvidas de que eles têm os recursos para mudar as coisas, mas grandes mudanças podem ser necessárias para levá-los de volta ao topo.”
O ícone do Barcelona, Xavi, decidiu ficar parado diante da crescente agitação no Camp Nou, e Rivaldo acredita que foi a decisão certa para o clube. “Para acalmar as coisas no Barcelona, Xavi tomou a decisão de permanecer como técnico e, na minha opinião, essa foi a coisa sensata a fazer”, comentou o lendário meio-campista brasileiro. No entanto, Rivaldo não tinha ilusões sobre a campanha decepcionante do Blaugrana. “Xavi e o Barcelona certamente não tiveram uma temporada muito boa – eles não conseguiram ganhar nenhum troféu, o que é inaceitável para um clube dessa estatura”, disse ele. O técnico de 51 anos reconheceu que grandes mudanças podem ser necessárias para que o Barcelona volte ao patamar a que está acostumado. “Teremos que vender alguns jogadores e trazer alguns reforços de qualidade no verão”, afirmou Rivaldo. “Esta temporada foi uma grande decepção para os fãs, e precisamos fortalecer o time significativamente se quisermos desafiar nossos rivais no ano que vem.”
De fato, o rival amargo do Barcelona, o Real Madrid, roubou uma marcha sobre eles, praticamente garantindo o título da La Liga e chegando às semifinais da Liga dos Campeões. “Tem sido uma pílula difícil de engolir para os torcedores do Barça”, lamentou Rivaldo. “Após 33 rodadas, eles estão em segundo na tabela da liga, 11 pontos atrás do Madrid. E sua corrida europeia terminou nas quartas de final, com uma derrota agregada de 4-6 contra o PSG.” A antiga estrela blaugrana deu um tom resoluto, no entanto, expressando confiança de que Xavi e a hierarquia do clube podem arquitetar uma rápida reviravolta. “É do Barcelona que estamos falando – eles têm os recursos e o conhecimento para se recuperar de uma temporada decepcionante”, disse Rivaldo. “Com os reforços certos e um renovado senso de propósito, tenho certeza de que eles podem recuperar seu lugar no topo do futebol espanhol e europeu.”
Rivaldo, que teve uma carreira histórica no Camp Nou no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, acredita que o elenco atual precisa de uma grande reformulação. “Há alguns jogadores talentosos neste time, mas a qualidade geral e a coesão simplesmente não estão lá”, explicou. “Eles estão perdendo aquela mentalidade vencedora e o ímpeto que eram a marca registrada dos grandes times do Barcelona dos quais fiz parte.” O ícone brasileiro destacou os problemas defensivos do time como uma área particular de preocupação. “A linha de defesa pareceu instável durante toda a temporada, e isso custou caro a eles em grandes jogos”, observou Rivaldo. “Eles sofreram muitos gols fáceis, e isso é algo que Xavi terá que abordar como prioridade no verão.” Rivaldo também pediu maior liderança e responsabilidade dos jogadores mais experientes do elenco. “Quando as coisas estão dando errado, você precisa que suas cabeças experientes se levantem e assumam a responsabilidade”, disse ele. “Muitas vezes nesta temporada, vi grandes nomes do Barcelona desaparecerem quando a pressão estava alta. Isso simplesmente não pode acontecer em um clube desta estatura.”
Apesar da perspectiva sombria, Rivaldo continua otimista de que Xavi pode mudar as coisas com os reforços certos e um senso de propósito renovado. “Xavi é um homem do Barcelona de corpo e alma, e não tenho dúvidas de que ele tem a perspicácia tática e as habilidades de gerenciamento de pessoas para fazer este time disparar a todo vapor novamente”, disse o ex-meio-campista. “Eles tiveram um chamado para acordar nesta temporada, e isso pode ser o catalisador de que precisam para voltar mais fortes do que nunca”, continuou Rivaldo. “Com as contratações certas, uma pré-temporada focada e uma determinação de aço para corrigir os erros desta campanha, acredito firmemente que o Barcelona pode recuperar seu lugar no topo do futebol espanhol e europeu.”